Os presidentes dos Crea’s da Região Norte estiveram reunidos em Porto Velho, Rondônia, nos dias 8 e 9 de maio, para a realização da 2ª Reunião Ordinária do Colégio de Presidentes dos Crea’s Norte. A presidente do Crea-AM, engenheira de pesca Alzira Miranda, representou a instituição e levou as demandas do regional ao colegiado. Além dos presidentes, também participaram três diretores da Mútua Nacional.
Realizada na sede do Crea Rondônia, a reunião teve como uma das principais pautas a proposta de criação de uma prova de validação de conhecimento para os cursos de Engenharia. A ideia é que, ao final da graduação, os alunos possam realizar uma avaliação que complemente sua formação, agregando valor à sua inserção no mercado de trabalho.
Outro tema debatido foi o convênio com a Mútua para o custeio das comitivas regionais que participarão da 80ª Semana Oficial da Engenharia e Agronomia (SOEA), que será sediada no Espírito Santo, sob organização do Crea-ES. A programação também contou com a apresentação de projetos desenvolvidos pelo Crea Rondônia, com destaque para iniciativas de engenharia aplicada à gestão pública, que envolveram inclusive integrantes do Crea-Jr.
Durante a reunião, os regionais alinharam demandas que serão levadas ao próximo encontro nacional, o Colégio de Presidentes (CP), que ocorrerá em Teresina, no Piauí. O objetivo é ampliar a representatividade dos profissionais da Engenharia, Agronomia e Geociências da Região Norte e pautar temas de interesse comum no cenário nacional.
“Nós discutimos diversos assuntos que dizem respeito aos profissionais da Engenharia, Agronomia e Geociências. O objetivo é trazer o melhor para o Sistema. As demandas que os Crea’s do Norte alinharam serão levadas ao próximo Colégio de Presidentes, em Teresina. Tenho certeza de que conseguimos apresentar com clareza as necessidades da nossa região, promover o diálogo e trocar experiências visando a cooperação para que todo o Sistema cresça e se desenvolva — não apenas para os profissionais, mas também para a sociedade”, destacou Alzira.
Em paralelo à reunião dos presidentes, ocorreu o primeiro encontro dos Crea-Jr do Norte. A presidente do Crea-Jr Nacional também esteve presente, junto aos representantes dos regionais. O Crea-Jr Amazonas participou com sua presidente, Isabela Pereira, e a vice-presidente, Walentina Galiza.
Esse primeiro encontro dos acadêmicos marcou um momento importante de integração entre os Crea-Jr da região, que atuam na aproximação dos estudantes de Engenharia, Agronomia e Geociências com seus respectivos Conselhos, promovendo o desenvolvimento profissional e pessoal dos futuros profissionais.
Luiz Pinheiro Assessoria de Comunicação do Crea-AM