Estão abertas as inscrições para o curso Energias Renováveis e Sustentabilidade de Sistemas Energéticos, fruto de uma parceria entre o Confea e a Universidade de Medellín. A iniciativa oferece aos profissionais brasileiros a oportunidade de obter um certificado internacional e se capacitar em uma das áreas mais estratégicas e valorizadas do mercado atual.
São mais de 60 horas de capacitação, com especialistas renomados, conteúdo atualizado e uma proposta inovadora: preparar os profissionais para os grandes desafios energéticos do presente e do futuro, como explica o presidente do Confea. “A Universidade de Medellín é conhecida mundialmente e participou de diversos projetos que servem de referência para o mundo inteiro. Eu mesmo conheci a universidade e sei que ela é referência principalmente nesse quesito”, comenta o eng. telecom. Vinicius Marchese, ao falar sobre como o curso pode acelerar carreiras e contribuir para o desenvolvimento do Brasil. “O objetivo é transformar nossa engenharia numa engenharia cada vez mais globalizada e tornar nossos profissionais cada vez melhores para, assim, mudar a realidade do nosso país”, acrescenta o presidente do Conselho.
Transição energética cria oportunidades de emprego
Com um nível significativo de maturidade no processo de transição energética, o Brasil tem uma matriz de produção com alta participação de fontes renováveis, bem acima da média global. Além dos benefícios ambientais, essa transformação tem implicações econômicas e sociais significativas: cria novas oportunidades de emprego e impulsiona a inovação tecnológica.
Nesse sentido, a parceria entre Confea e a Universidade de Medellín chega para oferecer aos profissionais ferramentas para gerenciar e liderar processos de transição energética, melhorando sua capacidade de inovar e influenciar positivamente suas organizações e comunidades. É o que destaca o coordenador do Programa de Engenharia de Energia da universidade, Carlos Arredondo: “Os participantes entenderão como essas transformações estão impactando o desenvolvimento das sociedades e como o crescimento é concebido em um ambiente de incerteza climática e energética. Além disso, o curso vai oferecer a eles a oportunidade de aprimorar e identificar oportunidades de inovação e posicionamento como líderes em sustentabilidade e desenvolvimento energético, graças ao intercâmbio cultural e acadêmico com especialistas nessas áreas”.
Para o doutor em energia solar e células solares, é essencial treinar profissionais para que eles acompanhem as tendências que moldam a agenda energética global, se preparem para as crescentes demandas do mercado de trabalho e deem resposta aos desafios energéticos, econômicos e sociais. “Nessa linha, o curso tem como diferencial preparar os participantes para aplicar os conhecimentos adquiridos em seus ambientes de trabalho, subsidiando a tomada de decisões estratégicas e contribuindo ativamente para a transformação sustentável de suas organizações”, ressalta o eng. eletric. Carlos Arredondo.
Início | 27 de maio de 2025 |
Horário | Terças e quintas-feiras das 18h às 20h (horário colombiano) / das 20h às 22h (horário do Brasil) |
Duração | 62 horas |
Modalidade | virtual síncrono (aulas ao vivo) |
Julianna Curado
Equipe de Comunicação do Confea, com informações da Universidade de Medellín