A empresa aeroespacial norte-americana SpaceX anunciou o início da construção do seu primeiro espaçoporto flutuante. Os planos da companhia indicam que o local estará pronto para atividades a partir do começo de 2022.
De acordo com o CEO Elon Musk, uma antiga plataforma de petróleo será convertida em uma área dedicada para lançamentos e pousos de foguetes reutilizáveis. Para isso, a SpaceX comprou neste ano duas plataformas de petróleo para a criação dos espaçoportos flutuantes Deimos e Phobos- nomes em homenagem às luas de Marte, que servirão de campo de preparação offshore para ações com veículos espaciais.
A empresa tem planos para o futuro de usá-las como base para lançamento e pouso de naves espaciais de transporte de passageiros e mercadorias de Marte, e pretende criar outros espaçoportos como Deimos, próximos dos principais centros do planeta Terra, que tornará viável o projeto de operar uma rede global de viagens hipersônicas com veículos espaciais; onde, por exemplo, pessoas poderão viajar em destinos distantes como os de Pequim para Nova York em voos de 30 minutos.
(Fontes: Tech Crunch e Space X / Imagem: divulgação)