
Imagem: Julian David Hunt
As usinas hidrelétricas, sem sombra de dúvidas, são as mais “verdes”, por produzirem energia limpa e sustentável, em comparação à todas as outras fontes convencionais de energia. No entanto, as condições ambientais das represas atualmente quase impossibilitam a instalação de novas usinas desse tipo. Atualmente, já existem algumas alternativas que possam substituir às grandes represas construídas em tempos passados, tais como balões de água, hidrelétricas marinhas, hidrelétricas submersas e também as turbinas de correnteza. Mas, a ideia do engenheiro Julian Hunt e sua equipe de fazer o uso de caminhões elétricos para o transporte de água pode mudar esse cenário nas regiões montanhosas.
Projeto internacional em parceria com engenheiros brasileiros pode ser mais uma solução para usinas hidrelétricas
Visando uma abordagem muito mais simples e adequada à regiões montanhosas, o uso de energias renováveis para fazer o bombeamento de água entre reservatórios, em níveis diferentes de altitudes nas montanhas pode ser uma solução.
No período noturno ou quando houver incidência de ventos mais fracos, a água desce através tubos do depósito acoplado na região mais alta para o depósito na parte mais baixa, gerando eletricidade e garantindo o fornecimento de energia à toda a rede de forma contínua. Tendo esse conceito em vista e agora com uma inovação bem curiosa, engenheiros brasileiros da Universidade Federal do Espírito Santo, Universidade Federal do Rio Grande do Sul e da USP-SP participarão de um projeto internacional, que consiste na criação de uma hidrelétrica em um caminhão elétrico.
A ideia do engenheiro Julian Hunt e sua equipe é fazer o uso de caminhões elétricos para o transporte de água entre os depósitos que ficam nas regiões montanhosas, e por isso, chamaram esse conceito de “hidrelétrica de caminhão elétrico”.
Conheça a nova hidrelétrica de caminhão sem o uso de represa
A nova hidrelétrica usará a infraestrutura rodoviária que já existe para fazer o transporte de água nas regiões montanhosas em contêineres sem a necessidade de uma represa, conseguindo até mesmo tirar proveito dos freios regenerativos do caminhão elétrico, que serão úteis para transformar a energia da água em eletricidade suficiente para recarregar a bateria do caminhão.
A energia que fosse gerada poderia ser vendida para a rede distribuidora ou até mesmo ser usada pelo próprio caminhão, servindo para se manter ativo para realizar o transporte de mais mercadorias. Essa hidrelétrica também pode gerar energia, ao combinar recursos solares e eólicos ou até mesmo fornecer serviços de armazenamento de energia para a rede.
Após estudos, foi verificado que as regiões com maior potencial são os Andes e o Himalaia, mesmo que as regiões montanhosas da América do Norte e da Europa também possam ter seus benefícios.
Economia
De acordo com dados da equipe de engenheiros, essa nova tecnologia seria uma inovadora e limpa fonte de energia que iria competir com outras fontes renováveis, tais como a energia solar, eólica e hidrelétrica convencionais, pois as estimativas de custo revelaram que o custo nivelado da Hidrelétrica de Caminhão Elétrico ficará entre US$30 e US$100 por MWh, sendo mais barato do que a energia hidrelétrica convencional, atualmente na faixa de US$50-200 por MWh.
Fonte: Click Petróleo e Gás