
Imagem: Internet
Nasa começará a explorar um planeta que se parece com o planeta Terra. Embora o planeta vizinho tenha algo em comum com o nosso, sua principal diferença é no mínimo inusitada e nada comum aqui. Isso porque, os cientistas acreditam que nesse planeta chova lava.
Cientistas da Nasa estão se preparando para iniciar a exploração do planeta 55 Cranci. Para isso, será utilizado um instrumento ótico muito potente, o telescópio James Webb. Através dele, conheceremos melhor o planeta vizinho, a saber, o planeta está localizado relativamente próximo à Terra. Além do que, possui características similares ao nosso globo. No entanto, uma diferença é de chamar a atenção de todos, sejam cientistas ou não.
Sem dúvidas, toda essa atenção a sua peculiaridade, se deve as prováveis chuvas de lava do exoplaneta 55 Cranci. Exoplaneta porque ele está fora do sistema solar, sua órbita fica a 40 anos-luz de distância. De fato, ao falar em anos-luz pode parecer muita distância, contudo, saiba que você pode observar o 55 Cranci a olho nu, lá no céu, na constelação de câncer! Com toda a certeza, é de interesse global conhecer mais sobre este exoplaneta.
Nos últimos dias um tuíte sobre as características do Cranci viralizou nas redes sociais. Mas, esse planeta não é uma descoberta recente. Afinal de contas, os astrofísicos o identificaram no ano de 2004.
Certamente, a novidade é a possibilidade de conhecer melhor o planeta através do telescópio James Webb. Além disso, no dia 26 do mês de maio foi anunciado que o telescópio será utilizado para visualizar outro exoplaneta, o LHS 3844 b.
O 55 Cranci e o LHS 3844 estão sendo chamados pelos cientistas de “Super Terras”. Isso porque, possuem um tamanho próximo ao nosso planeta e também por serem formados por rochas. Contudo, neles as condições climáticas e geológicas são consideradas extremas.
Sobre o 55 Cranci
O planeta fica bem próximo da sua estrela, apenas 2,4 milhões km. Por isso, é tão quente! Mesmo o planeta apresentando características rochosas, com todo esse calor, no 55 Cranci qualquer mineral passaria do ponto de fusão. Por isso, os cientistas acreditam que o planeta seja um grande oceano de lava.
Outra curiosidade, o ano no 55 Cranci dura apenas 18 horas. Super-rápido, não é? Além disso, até pouco tempo atrás pensavam que o planeta não tinha movimento de rotação. Isso porque ele está muito próximo a sua estrela.
A saber, sem o movimento de rotação o planeta ficaria sempre com um lado na luz e o outro no escuro. Mas, essa teoria é questionável, até porque, novas evidências surgiram após uma observação realizada com o telescópio espacial Spitzer.
Fonte: Engenharia Hoje