Adeus apagões! Rede elétrica da China agora pode ser redefinida em três segundos graças à IA

Esse processo costumava levar de seis a 10 horas

sexta-feira, 29 de julho, 2022 - 15:18

Imagem: Internet

É possível eliminar apagões e todos os problemas relacionados à energia em segundos? Aparentemente, sim. A empresa estatal de rede elétrica da China acaba de lançar um novo sistema de IA que resolve problemas de energia em apenas três segundos, de acordo com um artigo do South China Morning Post ( SCMP ). Esse processo costumava levar de seis a 10 horas.

Vários sensores equipados com cérebros

Por mais eficiente e poderoso que seja o novo sistema, ele não está operacional em todos os lugares. Ele só foi testado por um mês em Qitailu, uma comunidade residencial com mais de 200 famílias localizada em Urumqi, na região de Xinjiang.

A nova rede elétrica da comunidade tem vários sensores, cada um com seu próprio “cérebro”. Estes podem escolher autonomamente as rotas de fornecimento de energia mais eficientes e viáveis. Nenhuma intervenção humana é necessária, acelerando significativamente todas as atividades relacionadas à rede.

Se ocorrer alguma falha, o sistema de IA foi projetado para “iniciar instantaneamente a função de autocorreção, incluindo localização automática de falhas, isolamento de falhas e restauração de energia”, disse um relatório do Science and Technology Daily . Devido a isso, houve uma melhoria significativa no fornecimento de energia.

“Agora a interrupção é quase nada. A energia vem assim que para, não afetando de forma alguma a vida e o trabalho”, disse um morador não identificado ao jornal estatal.

No entanto, um engenheiro sênior que trabalha na sede da State Grid Corporation of China em Pequim disse ao SCMP que a maioria dos problemas no país ainda está sendo tratada manualmente.

“Em uma comunidade residencial, a rede se conecta a um grande número de usuários finais. O ambiente é bastante complexo. Muitos tipos diferentes de problemas podem acontecer. A maioria dos problemas precisa ser localizada e identificada manualmente”, explicou o engenheiro que permaneceu anônimo porque não estava autorizado a falar com a mídia.

“E os trabalhadores da rede elétrica chinesa são provavelmente os mais eficientes do mundo. Mas quando isso acontece, ainda leva horas para resolver o problema”, acrescentou.

Ele explicou ainda como a IA funciona de maneira diferente dos operadores de computador e humanos. Quando ocorre um apagão, os computadores convencionais de gerenciamento de rede elétrica emitem um grande número de códigos de erro.

A IA entende as mensagens por trás dos códigos de erro

Um operador humano precisa então investigar esses códigos para conceber uma solução para corrigir o apagão, o que pode consumir muito tempo. A IA usa processamento de linguagem natural para fazer isso muito mais rápido ao “entender” a mensagem por trás do código de erro.

Como todas as IAs, a IA da rede elétrica coleta uma quantidade significativa de dados produzidos por uma ampla gama de sensores para melhorar a correção de apagões. Em breve, o serviço estará disponível em toda a China, mesmo nas menores regiões, disse o engenheiro.

“No passado, esses sensores e a tecnologia de transmissão de dados relacionada estavam disponíveis apenas para linhas de alta tensão. Agora eles estão entrando nos bairros”, concluiu.

Fonte: Interesting Engineering

Veja mais