
A Marinha dos EUA deslocou quatro navios de guerra a leste de Taiwan enquanto a presidente da Câmara dos Deputados dos EUA, Nancy Pelosi, faz seu caminho para visitar o país. De acordo com a Reuters , a China já havia alertado que seus militares não “ficariam de braços cruzados” se Pelosi visitasse Taiwan.
Embora a perda de vidas seja claramente a pior consequência se o conflito eclodir, o aumento das tensões também destaca a incrível dependência do mundo de semicondutores em Taiwan. É uma questão especialmente presciente, dado o impacto global contínuo da invasão da Ucrânia pela Rússia – como uma iminente crise de gás na Alemanha devido ao aperto da Rússia no fornecimento de gás.
A dependência mundial dos semicondutores de Taiwan
Os efeitos da escassez global de chips no ano passado destacaram a dependência da economia mundial em Taiwan. A escassez de semicondutores teve enormes efeitos indiretos para a indústria automobilística, por exemplo, forçando muitas grandes empresas a interromper a produção .
A Taiwan Semiconductor Manufacturing Co. (TSMC) é a maior fundição de chips do mundo e o principal produtor de chips da Apple. Políticos nos EUA e na Europa discutiram a necessidade urgente de aumentar ou construir sua própria indústria de chips para reduzir a dependência da produção da TSMC.
O atual risco elevado de conflito encorajou os governos ocidentais a gastar bilhões de dólares para melhorar suas capacidades domésticas de fabricação de chips. O Congresso dos EUA, por exemplo, aprovou recentemente uma lei de financiamento de US$ 52 bilhões, que ajudará a Intel Corporation e também a TSMC a aumentar sua presença de fabricação nos Estados Unidos.
A guerra seria uma situação de ‘perde-perde’ para todas as partes
Nem é preciso dizer a guerra superaria em muito os problemas associados à escassez de chips se a China invadir Taiwan. O presidente da TSMC, Dr. Mark Liu, falou a esse respeito, ao mesmo tempo em que destacou o papel que tal resultado poderia desempenhar para a economia global. Em uma entrevista recente à CNN , o Dr. Liu destacou que “a guerra só pode criar problemas em três lados… todos os lados. Precisamos nos preparar para o pior, mas devemos esperar pelo melhor”. Seria uma situação de perda para todos os lados, acrescentou.
A indústria de chips de Taiwan lhe dá alavancagem econômica em um momento de crescente tensão entre os EUA e a China. Alguns especialistas argumentam que esse fato impedirá que a China aumente ainda mais as tensões, pois o país conhece a importância de Taiwan para o mundo – e a retaliação que provavelmente seguiria uma invasão. A recente invasão da Ucrânia pela Rússia fornece uma prova recente de que o consenso – e de fato a inteligência ocidental – nem sempre está correto nessas questões.
Fonte: Interesting Engineering