Geração de energia com água do esgoto? Confira como essas baterias funcionam

O processo permitirá separar os resíduos para criar eletricidade

terça-feira, 27 de setembro, 2022 - 13:04

Imagem: Internet

A geração de energia vem ganhando novos métodos para tornar a sustentabilidade mais eficiente no mundo. Além disso, os serviços permitem uma qualidade de vida melhor, pelos planos que a ciência desenvolve.

No entanto, os pesquisadores de um laboratório de São Paulo descobriram ser possível transformar a água de esgoto em energia. Ou seja, o processo permitirá separar os resíduos para criar eletricidade. Então, conheça a seguir como o projeto funcionará, quais serão os benefícios e como o método poderá contribuir para o meio ambiente. Veja, também, qual é a proposta da nova forma de criar energia elétrica.

Como é a geração de energia pelo esgoto?

O projeto foi desenvolvido por cientistas do Laboratório de Saneamento e Tecnologias Ambientais (LabSanTec), da Universidade de São Paulo (USP). Para tanto, a equipe criou uma célula que usa o esgoto para a geração de energia.

Como funcionará o projeto para criar eletricidade?

Para esse novo projeto, que já foi até solicitado uma patente, o processo é bem-parecido com o sistema de vinhaça, para a produção de etanol. Entretanto, os pesquisadores isolaram os materiais sintéticos e as bactérias eletrogênicas.

Contudo, o projeto também poderá beneficiar as indústrias de produção do etanol e trará um equilíbrio para a redução de resíduos no meio ambiente. No entanto, as estações de tratamento serão mais eficazes.

Será aplicado nos esgotos das grandes cidades, a criação de um sistema inovador para a geração de energia. Dessa forma, a eletricidade será menos desperdiçada.

Fonte: Engenharia Hoje

Veja mais