Apagão no Amapá chega ao 7º dia com falhas em rodízio de energia

Subestação incendiada voltou a operar apenas com um transformador em conjunto com hidrelétrica. Situação só deve ser normalizada no fim de semana

segunda-feira, 9 de novembro, 2020 - 15:02
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Transformador queimado foi recuperado no sábado (5), no Amapá — Foto: Jorge Júnior/Rede Amazônica

O apagão no Amapá chega ao 7º dia nesta segunda-feira, 9 de novembro. Parte do fornecimento de energia em 13 dos 16 municípios do estado foi retomada no sábado (7), e o governo estabeleceu um rodízio do fornecimento de luz com duração de 6 horas, por regiões. Com apenas 65% do sistema elétrico restabelecido, a Companhia de Eletricidade do Amapá (CEA) fixou rodízio para que o estado todo fosse contemplado. Porém, há locais onde a energia voltou por apenas 2 horas.

Quase 90% da população do Amapá ficou sem energia elétrica na última terça-feira, 3 de novembro, quando um incêndio atingiu a principal subestação do estado. Com a falta de eletricidade, houve problemas no fornecimento de água potável e nas telecomunicações, além de filas nos postos de combustíveis e prejuízos ao comércio.

O que diz a companhia de energia
O Ministério de Minas e Energia prevê retomada integral da distribuição de energia no próximo fim de semana, mas sem dia definido. O diretor-presidente da Companhia de Eletricidade do Amapá (CEA), Marcos Pereira, disse que os problemas serão corrigidos à medida que os consumidores relatarem as falhas. “Lembrando que estamos a menos de 48 horas desde que o sistema se normalizou nessa condição especial de rodízio e há questões técnicas a serem enfrentadas”, declarou.

“É um sistema complexo e que, só para desligar e religar em outra área, exige uma série de manobras que levam cerca de 30 minutos”, justificou Pereira.

Segundo o diretor-presidente, os consumidores precisam relatar o problema ao call center, através do número 116. “Há problemas pontuais. Alguns problemas na rede elétrica ocorreram, como ocorreriam se a energia tivesse funcionando de forma normal. Pode ser que o consumidor esteja sofrendo alguns problemas que não são próprios do racionamento. Ele precisa se dirigir ao atendimento ou ao serviço de call center”, disse.

Pereira explicou ainda que a distribuidora de energia conta com três transformadores de energia para atender o estado; um deles foi atingido por um raio, onde aconteceu o incêndio, atingiu o segundo e o terceiro, o de back up, estava parado para manutenção há quase um ano.

O terceiro equipamento, único que opera no momento teve a manutenção acelerada e agora opera o rodízio.

Fonte: G1 AP — Macapá

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