Em recente matéria publicada na Exame; Erica Firmo, gerente de comunicação do Linkedin, deu dicas para quem está em busca de um emprego, e não sabe como utilizar a rede social a seu favor.
Para ela, “… não basta ter um perfil pronto, cheio de experiência e de conhecimento. O profissional precisa de um plano de busca de emprego.”
Se você está em busca de uma recolocação ou oportunidade de trabalho, veja algumas dicas de Erica Firmo, que podem dar um upgrade no seu perfil:
– Foto de perfil: sempre tenha foto! Ela também deve ser adequada para o cargo que você deseja, não vale colocar foto de óculos escuro ou na praia.
– Título e resumo: coloque seu cargo atual ou especialidade no título e escreva um resumo da sua trajetória para se apresentar. Invista em palavras-chave, é assim que os recrutadores vão te encontrar.
– Preencha 100% o perfil: mantenha o cargo atualizado (você tem oito vezes mais chance de visualização) e não esqueça de colocar a instituiçao de ensino onde estudou.
– Localização: coloque a cidade onde mora no perfil, isso aumenta em 23 vezes mais de seu perfil ser encontrado.
– Habilidades: todas as habilidades interpessoais, técnicas, trabalhos voluntários, certificados e idiomas.
Na busca de emprego:
– Filtre os seus interesses de carreira: faça a candidatura certeira, e não adianta mandar seu perfil para todas as vagas da plataforma.
– Assine o alerta de vagas: no perfil, é possível fazer um filtro com as vagas e empresas que te interessam. O LinkedIn avisa assim que a vaga é publicada.
– Filtro de foto: O filtro “open for jobs”, ou disponível para vagas, foi lançado em abril para ajudar quem foi demitido durante a pandemia. Quem usou o filtro nos últimos seis meses recebeu 40% mais mensagens de recrutadores e 20% mais mensagens de colegas de trabalho.
– Explore o mercado: siga no LinkedIn a página das empresas para ficar atualizado e fazer seu plano de emprego.
(Fonte: Exame)