Confea participa do lançamento do Projeto Construa Brasil

Na tarde desta terça-feira (26), a Secretaria Especial de Produtividade e Competitividade do Ministério da Economia (Sepec/ME) lançou o Projeto Construa Brasil, que tem como objetivo melhorar o ambiente de negócios do setor da construção, retirando barreiras atuais e incentivando as empresas à modernização.

quarta-feira, 27 de abril, 2022 - 10:55

Imagem: Confea – Presidente em exercício do Confea, eng. civ. José Carlos Pimenta

Em sua participação, o presidente em exercício do Confea, eng. civ. José Carlos Pimenta, declarou apoio ao projeto: “contem com a nossa capilaridade nacional para levar o projeto aos estados. Estaremos juntos aos profissionais para modernização, estaremos juntos no objetivo de aumentar a competitividade e produtividade”, disse Pimenta. O assessor Parlamentar do Confea, José Maria de Vasconcelos Paula Soares, a presidente do Crea-DF, Fátima Có, e assessor do Crea-DF, Gilberto Campos, também estiveram no lançamento.

A secretária especial de Produtividade e Competitividade do Ministério da Economia, Daniela Marques, destacou a importância do projeto para gerar mais empregos por meio da desburocratização, da digitalização e da industrialização do setor da Construção. Marques ainda falou sobre as metas estabelecidas: “ estão relacionadas à convergência dos Códigos de Obras e Edificações, à melhoria do processo de concessão de alvará para construção, à difusão do BIM no Brasil, e ao incentivo à coordenação modular e à construção industrializada.”, esclareceu a secretária.

Além do Confea, outras entidades também reconheceram a importância da iniciativa e manifestaram apoio ao projeto os representantes das seguintes entidades: Câmara Brasileira da Indústria da Construção (Cbic), Associação Brasileira da Indústria de Materiais de Construção (Abramat), Associação Nacional de Tecnologia do Ambiente Construído (Antac), Associação Brasileira da Construção Industrializada de Concreto (ABCIC), Associação Drywall, Associação Brasileira de Engenharia de Sistemas Prediais (Abrasip), BIM Fórum Brasil (BFB), Associação Nacional dos Fabricantes de Cerâmica para Revestimentos, Louças Sanitárias e Congêneres (Anfacer) e Associação Nacional dos Comerciantes de Material de Construção (Anamaco).

Ao detalhar as metas do projeto, o coordenador técnico do BIM incentivou o público a integrar o programa. “Iremos mais longe se formos juntos. Venha para o Construa Brasil, faça parte dessa rede das redes, um projeto que representa a construção do futuro brasil, a construção 4.0”, frisou o eng. civ. Rodrigo Koerich.

O projeto
Criado a partir do Termo de Colaboração entre o Ministério da Economia e a Rede Catarinense de Inovação (Recepeti), o Construa Brasil visa à elaboração de um planejamento estratégico para difusão da construção industrializada, além de estudos específicos para aprofundar o diagnóstico e propor soluções para as principais barreiras a essa difusão.
As metas estabelecidas estão relacionadas à convergência dos Códigos de Obras e Edificações, à melhoria do processo de concessão de alvará para construção, à difusão do Building Information Modeling (BIM) no Brasil, aos desdobramentos da Estratégia BIM BR e ao incentivo à coordenação modular e à construção industrializada.
Os produtos desenvolvidos para cada uma das metas do Projeto Construa Brasil, estarão disponíveis no site (INSERIR LINK DO SITE LANÇADO) para apoiar a desburocratização, a digitalização e a industrialização do setor da Construção. Neste primeiro momento, as entregas já disponíveis são:

Meta Convergência dos Códigos de Obras e Edificações (COE)
● Guia Orientativo de Boas Práticas para Código de Obras e Edificações
Meta Apoiar Ações de Estruturação do Setor Público para a Adoção do BIM
● EAD Capacitação BIM (7 módulos). O 1º módulo  já está disponível na EVG/Enap.

Meta Estimular o Desenvolvimento e Aplicação de Novas Tecnologias Relacionadas ao BIM
● Portal BIM Acadêmico
● Células BIM (1 na Universidade Federal do Paraná e 1 na Universidade Federal de Pernambuco).

A partir da consecução das metas, espera-se alcançar os seguintes objetivos: reduzir a burocracia do setor da construção civil, aumentar sua produtividade e competitividade, gerar empregos, elevar o PIB do setor e, assim, contribuir para o desenvolvimento econômico e social do Brasil.

Sobre o BIM
O BIM (Modelagem de Informação da Construção) é o conjunto de tecnologias e processos integrados que permite a criação, utilização e atualização de modelos digitais de uma construção. Pode ser usado durante todo o ciclo de vida da obra, desde a concepção do projeto até o acompanhamento e controle pós-obra, além de ser viável na realização da gestão e manutenção de edificações e obras de infraestrutura.
Durante a solenidade, o  presidente da Escola Nacional de Administração Público (Enap), Diogo Costa, falou sobre um dos resultados do Construa Brasil: o curso ‘Conceituação Básica BIM’ , lançado em 2021. “A nossa ideia é modernizar a forma como os projetos são concebidos”, ponderou Costa.

A utilização do BIM aprimora muitas práticas do setor da construção e traz diversos benefícios como a redução de erros de compatibilidade, otimização dos prazos, maior confiabilidade dos projetos, processos mais precisos de planejamento e controle, aumento de produtividade, diminuição de custos e riscos e economia dos recursos utilizados nas obras. Além disso, aumenta a confiabilidade nas estimativas de custos e no cumprimento dos prazos, reduz a incidência de erros e imprevistos, garante uma maior transparência no processo de compra e confere maior qualidade às obras.

Fonte: Confea