Crea-AM participa do lançamento de programa municipal de incentivo às construções sustentáveis

O Programa é uma iniciativa da Prefeitura Municipal de Manaus, com coordenação do Conselho Municipal de Gestão Estratégica (CMGE) e apoio operacional do Implurb.

quinta-feira, 25 de maio, 2023 - 09:00

Vice-presidente do Crea-AM, Eng.Eletric.Amarildo Lima e o diretor-presidente do Implurb, Eng.Civ.Carlos Valente

O vice-presidente do Crea-AM, Eng.Eletric. Amarildo Lima, representou ontem (24/05) o presidente, Eng.Civ. Afonso Lins, no lançamento do “Programa para a Promoção de Construções Sustentáveis em Manaus e Certificação EDGE”, que ocorreu no auditório da Águas de Manaus.

O Programa é uma iniciativa da Prefeitura Municipal de Manaus, com coordenação do Conselho Municipal de Gestão Estratégica (CMGE) e apoio operacional do Implurb, e visa incentivar as construções sustentáveis na capital, por meio de projetos, legislação, sistemas inovadores e integração entre governo, instituições, empresas e a sociedade civil.

Além do vice-presidente do Crea-AM e do diretor-presidente do Implurb, Eng.Civ.Carlos Valente, estiveram presentes os membros da International Finance Corporation (IFC), que é associada do World Bank Group (Banco Mundial); demais profissionais do Sistema, e representantes de instituições públicas e privadas do Município.

Segundo Carlos Valente, como órgão licenciador urbano municipal, o Implurb trabalha nas diretrizes do programa, incluindo tratamento diferenciado que será dado aos projetos específicos verdes. “Essas edificações terão que começar, obrigatoriamente, com um projeto que seja certificável, para que a construção seja sustentável. E isso envolve a cadeia dos engenheiros, construtores, incorporadores, dentre outros. E envolve também a prefeitura, desde nos aspectos relacionados à tributação diferenciada quanto ao próprio licenciamento urbano dentro do Implurb”, adiantou o diretor-presidente.

Construções verdes

Para fortalecer as chamadas construções verdes, a Prefeitura de Manaus integra, desde 2022, o Programa de Fortalecimento de Capacidades para a Promoção das Construções Sustentáveis no Brasil (PFC GB no Brasil), iniciativa da IFC, membro do Banco Mundial que promove o desenvolvimento econômico e a melhoria de vida das pessoas ao estimular o setor privado nos países em desenvolvimento.

Manaus se integra à parceria entre IFC e a Câmara Brasileira da Indústria da Construção Civil (Cbic) para promover a certificação de edifícios e construções sustentáveis e fomentar práticas responsáveis no segmento.

Entre as ações previstas estão: revisão de legislação e adequação, de processos de licenciamento, qualificação, treinamento e capacitação de equipes do Implurb, das secretarias municipais de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas) e de Finanças e Tecnologia da Informação (Semef), para que a capital amazonense licencie construções verdes.

(Fonte: Prefeitura de Manaus e Implurb/ Fotos e Edição de Texto: Crea-AM)