Na última sexta-feira (14), a sede do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Amazonas (Crea-AM) foi palco do curso “Programação para Análise Estatística e Modelo de Machine Learning”, voltado para pesquisadores da área de Geociências. A capacitação foi ministrada pelo professor Francisco Tognoli, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), a convite da professora Mayara Fraeda Barbosa Teixeira, docente do Departamento de Geociências da Universidade Federal do Amazonas (UFAM).
O curso integra as atividades do Projeto VIP, financiado pelo Instituto Serrapilheira, que tem como objetivo investigar a formação das cadeias de montanhas da Amazônia. Segundo a professora Mayara, a pesquisa busca preencher lacunas no entendimento geológico da região.
“A Amazônia tem um problema de exposição de rochas, o que torna difícil reconstruir seu passado geológico. Nosso projeto busca solucionar essa questão utilizando novas tecnologias, como o Machine Learning, para interpretar os dados disponíveis”, explicou Mayara.
O professor Francisco destacou a importância da capacitação para os pesquisadores do projeto:
“Esse curso é essencial para que os geólogos possam aplicar programação na análise estatística e no desenvolvimento de modelos de Machine Learning. Para isso, era fundamental contar com uma estrutura adequada, e o CREA-AM nos proporcionou esse suporte”, afirmou.
Embora nesta edição o curso tenha sido direcionado exclusivamente a geólogos do projeto, o professor destacou que, no futuro, pode ser ampliado para outras áreas do conhecimento.