
A proposta vencedora foi apresentada pela equipe formada pelo inspetor do Crea-AM no município, engenheiro ambiental Manoel Viana, e pelos profissionais Weyner Santiago e Carol Luiz
O município de Rio Preto da Eva recebeu, no último dia 14 de maio, a etapa local do Pré-Congresso Estadual de Profissionais (Pré-CEP), promovida pelo Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Amazonas (Crea-AM). O evento reuniu profissionais da engenharia local para discutir propostas que serão levadas ao Congresso Estadual, previsto para agosto, em Manaus.
A proposta vencedora foi apresentada pela equipe formada pelo inspetor do Crea-AM no município, engenheiro ambiental Manoel Viana, e pelos profissionais Weyner Santiago e Carol Luiz. A iniciativa defende a criação de uma dotação orçamentária federal destinada ao financiamento do saneamento básico nos municípios, com repasses nos moldes de programas como SUS e Fundeb.
“O prazo definido pelo marco legal do saneamento básico já se esgotou e muitos municípios ainda enfrentam grandes dificuldades. Propomos um modelo que assegure recursos e responsabilidade às prefeituras, permitindo a implantação de sistemas de saneamento e manejo de resíduos sólidos”, explicou Manoel Viana.
A presidente do Crea-AM, engenheira Alzira Miranda, parabenizou a equipe e destacou o engajamento da comunidade técnica e da prefeita do município, professora Socorro, que participou do evento. “Tivemos muitas propostas relevantes, o que tornou difícil a escolha de apenas uma. A participação massiva mostra o compromisso dos profissionais e gestores públicos com o fortalecimento do nosso sistema”, disse.
As etapas do Pré-CEP seguem acontecendo em diversos municípios do Amazonas até julho, com o objetivo de garantir representatividade e ampliar a participação dos profissionais nas discussões do Congresso Estadual.
A próxima etapa do Pré-CEP está marcada para os dias 4 e 5 de junho, no município de Manacapuru.