Ação histórica: Crea-AM entrega carteira profissional para indígenas da Comunidade Tikuna

A entrega celebrou as conquistas individuais dos profissionais, destacando seu papel vital na preservação do meio ambiente. É fruto da iniciativa conjunta do Crea Amazonas e do Centro de Estudos Superiores de Tabatinga.

terça-feira, 26 de setembro, 2023 - 14:46

Visando incentivar o desenvolvimento educacional e profissional dos indígenas, o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Amazonas (Crea-AM) realizou uma cerimônia de entrega de carteiras a 16 tecnólogos em agroecologia da comunidade Tikuna Umariaçu, localizada no município de Tabatinga (a 1.106 km de Manaus).

A celebração, que contou com a presença da secretária do conselho, tecg. agrim. Gilmara Perêa, e da representante da inspetoria do município, Milene de Almeida Bemergui, não apenas celebrou as conquistas individuais desses profissionais, mas também destacou o papel vital que desempenham na preservação do meio ambiente e na promoção sustentável da Amazônia.

“O Crea está presente no interior do Estado, o que é de extrema importância para os profissionais que vivem nessas regiões. Neste dia, ao atender os membros da comunidade de Umariaçu, o Conselho proporciona credenciamento a esses profissionais indígenas, que almejam uma qualidade de vida melhor, empregos e a oportunidade de seguir suas carreiras profissionais”, destacou.

Foto: reprodução.

Gilmara destacou ainda que iniciativas conjuntas do Crea Amazonas e o Centro de Estudos Superiores de Tabatinga para a formação dos indígenas são essenciais para o fortalecimento desses profissionais.

Foto: reprodução.

Os tecnólogos foram preparados para integrar a produção agrícola à conservação dos recursos naturais, desempenhando um papel fundamental na busca por alternativas sustentáveis na agricultura amazônica, incluindo a redução do desmatamento e a proteção da biodiversidade.

Veja mais