Na manhã desta quarta-feira (28/09), ocorreu o desabamento da ponte sobre o Rio Curuçá, no Km 25 da BR-319, em Careiro da Várzea, que provocou a morte de três pessoas, deixando feridos e desaparecidos.
Desde o ocorrido, a coordenação do Grupo de Trabalho Rodovia BR-319 se mobilizou para acompanhar os trabalhos que estão sendo feitos na área e avaliar preliminarmente as possíveis patologias que causaram o acidente. De acordo com o coordenador do GT, Eng. Civ. Fernando Catunda, o GT continuará acompanhando todas as ações até retorno da normalidade da BR-319 e estará à disposição.
“Ao chegar ao local do acidente, entramos em contato com o comandante-geral do Corpo de Bombeiro Orleilso Ximenes Muniz, e o superintendente do Dnit, Luciano Moreira de Sousa Filho; e demais autoridades para pegar as informações iniciais. Após essa conversa, o nosso coordenador-adjunto do GT, Geol. Andrew Muller, percorreu a área para fazer uma vistoria do solo, enquanto eu acompanhei a verificação da estrutura da ponte colapsada e da parte integra. O que foi verificado, inicialmente, é que houve sobrecarga na ponte devido ao engarrafamento ocasionado por uma vala, localizada na passagem de fauna, na cabeceira da ponte”.
Ressalta-se ainda que a ponte foi construída na década e 70 e durante esses anos foi muito resistente, contudo, não tinha capacidade para suportar o tráfego tão pesado. “No momento do desabamento, havia dois caminhões do tipo baú, uma carreta tipo prancha com rolo, e um caminhão com grande quantidade de saca de cimento. É importante frisar que o Dnit já havia detectado problema no vão da estrutura da ponte e que, juntamente ao problema na passagem de fauna, que no dia anterior foi formada uma vala, devido ao fluxo de trânsito, causou congestionamento e sobrepeso na ponte, vindo a desabar”.
Hoje pela manhã, a coordenação continua acompanhando as ações e será feito um sobrevoo de drone para verificar a área. O GT foi convidado para participar do comitê de crise, que conta com representantes de diversos órgãos para alinhar as ações. Ao final da tarde, a coordenação se reunirá na sede do Crea-AM para montar um parecer técnico e, assim, definir possíveis causas e ações de mitigação.
O presidente do Crea-AM, Eng. Civ. Afonso Lins, que já foi superintendente do Dnit, lembrou da importância da BR-319. “Infelizmente, são tragédias como essa que nos fazem lembrar da importância de termos uma rodovia asfaltada, com a manutenção em dia de suas obras e que facilitem a movimentação eficiente de pessoas e veículos, mesmo em situações como a de hoje”.