A maior aeronave do mundo a ser alimentada por um motor elétrico de hidrogênio fez seu voo inaugural na última quinta-feira (19 de janeiro de 2023) do Aeroporto de Cotswold, em Gloucestershire.
A aeronave Dornier 228 de 19 assentos da ZeroAvia, adaptada com um protótipo de trem de força hidrogênio-elétrico em tamanho real na asa esquerda da aeronave, decolou das instalações de P & D da empresa no aeroporto para o voo de 10 minutos que incluiu um circuito de padrão completo.
O voo faz parte do projeto HyFlyer II, um programa de P&D apoiado pelo Programa ATI do governo do Reino Unido, que visa o desenvolvimento de um trem de força de 600kW para apoiar aeronaves de 9 a 19 assentos em todo o mundo com voo de emissão zero.
A aeronave bimotor foi adaptada para incorporar o motor elétrico de hidrogênio da ZeroAvia em sua asa esquerda, que então operava ao lado de um único motor de estoque Honeywell TPE-331 à direita.
A ZeroAvia disse que, nesta configuração de teste, o trem de força hidrogênio-elétrico compreende duas pilhas de células de combustível, com baterias de íons de lítio fornecendo suporte de potência de pico durante a decolagem e adicionando redundância adicional para testes seguros. Nesta configuração de banco de ensaio, tanques de hidrogênio e sistemas de geração de energia de célula de combustível foram alojados dentro da cabine. Em uma configuração comercial, o armazenamento externo seria usado e os assentos restaurados.
Em um comunicado, Val Miftakhov, fundador e CEO da ZeroAvia disse: “Este é um momento importante, não apenas para a ZeroAvia, mas para a indústria da aviação como um todo, pois mostra que o verdadeiro voo comercial de emissão zero está a apenas alguns anos de distância. O primeiro voo de nossa aeronave de 19 assentos mostra o quão escalável é nossa tecnologia e destaca o rápido progresso da propulsão de emissão zero. Este é apenas o começo – estamos construindo o futuro da aviação sustentável e de impacto climático zero.
“Nossa abordagem é a melhor solução para acelerar a aviação limpa em escala. Parabéns a todos da nossa equipe e a todos os nossos parceiros e partes interessadas pelo esforço coletivo que nos trouxe a este dia monumental da história.”
O exercício de hoje marcou o maior teste de motor da ZeroAvia, colocando a empresa no caminho para uma configuração certificável a ser finalizada e submetida à certificação em 2023. O programa ativo de powertrain de 2-5MW da ZeroAvia escalará a tecnologia de motores para aeronaves de até 90 assentos, com maior expansão para demonstradores de aeronaves de fuselagem estreita na próxima década.
A ZeroAvia agora trabalhará em sua configuração certificável para fornecer rotas comerciais usando a tecnologia até 2025. O Dornier 228 realizará uma série de voos de teste a partir de Kemble e voos de demonstração posteriores de outros aeroportos. Quase exatamente dois anos atrás, a ZeroAvia realizou o primeiro de mais de 30 voos de uma aeronave Piper Malibu de seis lugares usando um trem de força elétrico de hidrogênio de 250kW.
O programa HyFlyer II da ZeroAvia para desenvolver seu motor elétrico de hidrogênio ZA-600 e modernizar o Dornier 228 está sendo entregue em parceria com a EMEC e a Aeristech e é apoiado pelo governo do Reino Unido por meio do Programa ATI e do Departamento de Negócios, Energia e Estratégia Industrial, Innovate UK e Aerospace Technology Institute.
Fonte: The Engineer