Robôs camaleões podem mudar de cor e se misturar ao ambiente

A Southern University fez um novo desenvolvimento na tecnologia de impressão 3D

terça-feira, 23 de agosto, 2022 - 13:40

Imagem: Interesting Engineering

A tecnologia de impressão 3D continua a agregar inovações ao mundo científico dia a dia. A Southern University fez um novo desenvolvimento na tecnologia de impressão 3D. Os pesquisadores conseguiram uma estratégia de impressão 3D para construir dispositivos emissores de luz flexíveis e elásticos que podem ser integrados a robôs macios.

Esta pesquisa é demonstrada em um robô macio que pode mudar de cor para combinar com seu plano de fundo e pode ajudar no desenvolvimento de telas inteligentes de próxima geração, eletrônicos vestíveis e camuflagem artificial.

Produzir eletrônicos flexíveis consiste em ferramentas caras e várias etapas científicas muitas vezes. Portanto, é necessária uma estratégia de fabricação fácil e versátil para suportar a crescente demanda por dispositivos de eletroluminescência flexíveis em aplicações tecnológicas e ópticas.

Ji Liu e pesquisadores exibem uma abordagem para fabricar dispositivos de eletroluminescência flexíveis por meio de impressão 3D de vários materiais. Eles formularam tintas condutoras de íons, eletroluminescentes e isolantes adequadas para impressão 3D, que poderiam usar para criar dispositivos eletroluminescentes fáceis, sob demanda, flexíveis e elásticos.

Com esse desenvolvimento, Ji Liu e seus colegas integraram uma pulseira flexível que emite luz azul no robô macio que pode mudar de cor sem demora, como um camaleão.

Fonte: Interesting Engineering

Veja mais