
Imagem: Internet
Enquanto a Suécia prepara sua candidatura para ingressar na Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN), também passou um marco no fortalecimento de suas capacidades militares. No mês passado, o país lançou a quilha para seu primeiro submarino em mais de 20 anos – chamado HMS Blekinge -, disse o fabricante Saab em um comunicado à imprensa .
A colocação de quilhas é uma antiga tradição de construção naval, onde as moedas eram colocadas sob a quilha do navio durante a fase de construção para trazer boa sorte. Na fabricação de submarinos, a cerimônia é realizada quando as primeiras seções do casco estão prestes a serem unidas.
O projeto começou em 2014, quando o governo sueco começou a fazer planos para fortalecer suas capacidades subaquáticas. No ano seguinte, o país encomendou seus dois novos submarinos em duas décadas.
Os submarinos da classe Blekinge
As novas embarcações são submarinos da classe Blekinge. Com 66 m de comprimento, cada um desses submarinos terá um deslocamento de 1.925 toneladas e será impulsionado por três motores a diesel e três motores Stirling. O último dos motores usa propulsão independente do ar (AIP) que permitirá que o submarino mergulhe por um período de mais de 18 dias.
Fonte: Interesting Engineering