Telescópio espacial gigante da China terá uma visão 300 vezes maior que o Hubble

A China lançará seu primeiro grande observatório espacial para a Estação Espacial da China em desenvolvimento e espera iniciar as operações científicas por volta de 2024

quarta-feira, 20 de julho, 2022 - 10:20

Imagem: Interesting Engineering

 

O telescópio, chamado Xuntian, Telescópio Espacial de Pesquisa Chinesa, ou Telescópio da Estação Espacial Chinesa (CSST), fará grandes pesquisas espaciais do céu, de acordo com um relatório da mídia estatal chinesa, CGTN.

Ao contrário do Telescópio Espacial James Webb da NASA – que acaba de revelar suas primeiras imagens científicas – o Xuntian estará perto o suficiente da Terra para manutenção. James Webb está a aproximadamente 1,5 milhão de quilômetros (um milhão de milhas) da Terra no Lagrange Point 2, enquanto o CSST orbitará perto da estação espacial da China , o que significa que será relativamente fácil de manter. Estima-se que tenha uma vida útil da missão de aproximadamente 10 anos, que também pode ser estendida.

O Xuntian (que significa ” survey to heavens” ) terá uma abertura de dois metros ao lado de detectores avançados. Também será do tamanho de um ônibus e pesará mais de 10 toneladas, segundo a CGTN. O Instituto Changchun de Óptica, Mecânica Fina e Física da Academia Chinesa de Ciências (CAS) está atualmente desenvolvendo um protótipo do Xuntian. O Telescópio Espacial Xuntian será composto por cinco aparelhos de observação, incluindo o módulo Xuntian, o módulo terahertz, o imager multicanal, o espectrógrafo de campo integral e o coronógrafo de imagem planetária extra-solar.

A maioria das observações será realizada pelo módulo Xuntian, que é uma câmera com amplo campo de visão. De acordo com a CGTN, a câmera de 2,5 bilhões de pixels do módulo Xuntian terá uma resolução semelhante ao Hubble, mas terá um campo de visão 300 vezes maior. Ele será capaz de pesquisar cerca de 40% do céu ao longo de seus cerca de 10 anos de operações.

Assim como Webb e Hubble, o Xuntian foi projetado para lançar uma nova luz sobre o cosmos e investigará as propriedades da matéria escura, da energia escura e da evolução do universo.

Fonte: Interesting Engineering

Veja mais